Notícias

Novidades da Flipelô

Casa do Benin participa da programação oficial da FLIPELÔ 2020

dez 9, 2020 | Notícias

Com uma programação especial sobre literatura e culinária negra, a Casa do Benin é parte da programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ).

Com uma programação, elaborada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Casa do Benin contará com atividades do dia 10 a 13 de dezembro. O público acompanhará através do canal do YouTube da FGM https://www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg) e pelo Instagram da Casa do Benin – @casadobenin

“Nas últimas edições da FLIPELÔ, a Casa do Benin foi palco de encontros memoráveis da literatura negra, periférica e divergente, atraindo um público cada vez mais crescente e que lotou todas as atividades promovidas pelo espaço, tendo dias de pessoas ficarem apenas ouvindo da porta”, rememora Chicco Assis, gerente de Equipamentos Culturais da FGM.

“Para a edição deste ano, em evitar aglomerações é necessário, tivemos que reinventar tudo que havíamos planejado e estamos invadindo o ambiente virtual. Precisamos fazer uma programação mais enxuta, mas mantendo a essência da literatura negra como o grande diferencial da participação da do Benin nesta grandiosa Festa Literária”, complementa Assis, que também cuida da curadoria da programação do espaço na FLIPELÔ.

PROGRAMAÇÃO

Serão quatro dias de atividades on-line, com destaque para  lançamentos e relançamentos de livros de escritores negros e a mistura de literatura com a culinária. 

Dia 10 (quinta-feira)

– Mostra Virtual do Acervo da Casa do Benin e da Exposição Artes do Crer no instagram da Casa do Benin.

– 19h, lançamento virtual do livro AxéAconchego – Cuti e bate-papo política, raça e afeto em Axéconchego, com Cuti e Lívia Natália. 

Dia 11 (sexta-feira)

– 11h, relançamento da Coleção Monográficas, com a mesa O fazer científico por novos autores baianos, com os autores Edicarla da Rocha, Paulo Marcos Barros, Sônia Soares e mediação de Fernanda Santiago.

– 14h, mesa  Literatura e crítica negra na Bahia, mediada por Jocevaldo Santiago, com a participação de Maria Dolores, Davi Nunes e Ana Carla Portela. 

– 15h30, bate-papo Escrita contemporânea na Bahia, com os escritores Daniela Galdino, Silvio Roberto e Rita Santana. 

– 17h, relançamento da Coleção DasPretas, com a mesa sobre Processos criativos na escrita de mulheres negras, com as autoras Gonesa Gonçalves, Odailta Alves, Deisiane Barbosa e mediação de Silvana Carvalho.

Dia 12 (sábado)

– Mostra Virtual do Acervo da Casa do Benin e da Exposição Artes do Crer no instagram da Casa do Benin.

– 11h, É pra comer! Literatura e Culinária Negra – a chef Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora) prepara arroz de hauçá, inspirado no livro Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e convida Lindinalva Barbosa.

Dia 13 (domingo)

– 11h, É pra comer! Literatura e Culinária Negra – o afrochef Jorge Washington (Culinária Musical) prepara moqueca de marisco com mamão verde e convida Denise Correia.

SOBRE A FLIPELÔ 2020

Esta Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2020, é uma correalização do Sesc com a Fundação Casa de Jorge Amado e tem produção da Sole Produções. Tem patrocínio do Itaú Social, Banco do Nordeste/Governo Federal, Bahiagas e apoio da ITS Brasil, Rede Bahia, Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia, do Shopping da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a FLIPELÔ será on-line, com transmissões pelo YouTube – www.youtube.com/flipelo.

A programação completa está disponível no site www.flipelo.org.br.

Acompanhe a FLIPELÔ nas redes sociais para ficar por dentro de todos os detalhes da programação.

www.flipelo.org.br

Instagram.com/flipelo

Facebook.com/flipelo

Assessoria de Imprensa da FLIPELÔ: Dóris Pinheiro – 71 98896-5016 dp.assessoriacomunicacao@gmail.com

Com Iven Vit, Roberto Aguiar e Rosana Andrade

Assessoria de Imprensa do Sesc: Martina Argôlo – 71 99128-1864 martinaargolo@sescbahia.com.br

Últimas

Fale Conosco

patrocinadores

Apoio

livraria oficial

produção

correalização

Realização

Share This

Share This

Share this post with your friends!