O Centro histórico é sempre uma das maiores, senão a maior riqueza de um lugar e seu entorno. Cada um a seu jeito, sua arquitetura, sua beleza. O Centro Histórico da cidade do Salvador, na Bahia, é, por excelência um dos mais belos do mundo, um dos mais amados e visitados. A proposta construída quando a exposição PELO PELÔ nasceu, foi exatamente lançar luz e dar visibilidade ao entorno do Centro Histórico de Salvador, em uma fase tão sombria e indefinida, onde,  em função de uma pandemia, seus tambores silenciaram, sua arte se aquietou, seu povo se recolheu… uma forma responsável e justa de amor à vida e ao outro. Numa retomada gradual, responsável e cuidadosa, voltamos nossa atenção para esse oásis em forma de riqueza cultural, gastronômica e sobretudo de memórias.

 

Os artistas visuais que fazem parte desse pequeno  mas rico e diversificado grupo, contribuem, cada qual com sua arte e sua técnica, para a captura, divulgação e perpetuação dos valores aqui encontrados. Suas construções são frutos de suas visões de mundo e percepção maior deste universo, sua cultura, seus hábitos e costumes.

Falar de sua riqueza através de imagens, sejam elas plásticas ou fotográficas, configura-se um exercício do cultivo da paixão, do amor e apreço por um lugar, sua riqueza e seu povo. Torna-o eterno,  singular e paradoxalmente plural,  com todas as suas características regionais,  determinantes na sua construção e perpetuação universal. Que este trabalho seja uma forma de respiro e renovado fôlego na construção de um ideal de vida mais humano e edificante, onde a ARTE como mola propulsora,  possa nos brindar com seu poder avassalador,  com os dias melhores que estão por vir. 

Mário Edson

Curador
Primavera/2020

Visitação durante a Flipelô:

  • Datas: 10, 11 e 12 de Dezembro das 10h às 15h ( quinta, sexta, sábado)
  • Data: 13 de Dezembro das 10h às 16h ( domingo)
  • Agendamento online para a visitação da exposição
    com acesso para 05 pessoas a cada 1 hora.

Alvaro Villela

Telefone: 71 9 9985-3657
E-mail: alvarovillela.fotografo@gmail.com
Instagram: @alvarovillela.fotografo / @triangulogaleria

Alvaro Villela é um jornalista de formação que encontrou na fotografia sua força de expressão. Desde a adolescência cultiva seu olhar sobre as coisas do mundo. Trabalhou com fotografia publicitária mas desde 2000 decidiu ir em busca também das suas convicções que o levaram à fotografia e seguiu um caminho mais artístico. Premiado, é autor de livros, e artista que realizou diversas mostras individuais e participou de coletivas no Brasil e no exterior na Alamanha, Espanha e Estados Unidos.

On line Pelourinho II 

Reflexo 1 Pelourinho III 

Obaluae Pelourinho I

Bida

Telefone: 71 9 8744-3508
E-mail: raimundosbida@hotmail.com
Instagram: @atelierraimundosantosbida / @raimundosantosbida


BIDA, Raimundo Santos Bida, nasceu na cidade de Nazaré das Farinhas, na Bahia e desde criança mostrou seus dons artísticos. Integrado ao movimento artístico do Centro Histórico de Salvador desde a década de 1980, Bida tem em seu repertório artístico uma gama imensa de linguagens artísticas, a gravura em metal, xilogravuras, serigrafias, monotipias, murais, esculturas objetos, instalação, pintura sobre tela, aquarelas… técnicas, movimentos e estilos que vão da Arte Naif, ao Realismo e à Arte Metafísica.

A alma musical do Pelo 

Contrastes musicais blue 

Reflexos da resistencia 

Isa Oliveira

Telefone: 71 9 8772-7470 / 3012-1697
E-mail: beleoliveiraf@hotmail.com
Instagram: @isaoliveira68


Aquarelista e colorista, Isa Oliveira nasceu em Salvador onde tem seu atelier Centro Histórico. A principal fonte de inspiração de sua arte são a fauna e a flora brasileiras, sempre retratadas de maneira suave e alegre. Desde 2014 realiza exposições individuais, como Doce de Santos, na Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia e participa de coletivas como as do Circuito de Arte e Moda Salvador Shopping.

I Encantos e Cantos dos passaros pelas janelas do Carmo

II Encantos e Cantos dos passaros pelas janelas do Carmo 

III  Encantos e Cantos dos passaros pelas janelas do Carmo!

Leonel Mattos

Telefone: 71 9 9961-7470
E-mail: leonelmattos@hotmail.com
Instagram: @leonelrochamattosmattos


Leonel Mattos nasceu em Coarací, na Bahia. Artista de intervenção urbana tem obras em vários suportes espalhadas por Salvador. Sua carreira começou em 1971. De lá para cá participou de diversas mostras individuais e coletivas, de salões Oficiais de Arte nacionais e representou o Brasil em Paris a convite de Pietro Maria Bardi. Artista premiado, é um agitador cultural e realiza exposições em  espaço não convencionais. Seu  ateliê / residência fica no Centro Histórico, no Carmo e ele tem uma espaço dedicado à arte no Salvador Shopping.

Coração da Bahia I

Coração da Bahia II

Coração da Bahia III

Luiz Folgueira

Telefone: 71 9 9195-5339
E-mail:contato@lfolgueira.com
Instagram: @l.folgueira
Site: www.lfolgueira.com


As obras de L Folgueira são resultados de pesquisas, técnicas e estilos diversos. O artista não se fixa em uma única forma de expressão, permitindo-se mudar sempre. Assim, há obras figurativas, clássicas ou não, abstratas e muitas vezes em técnicas mistas. Para ele, o artista tem que ser liberto. O Centro Histórico sempre o inspirou a representar o entorno de uma forma diferente, por isso ele busca levar algo novo para a representação da sua arte.

Rise Eva

Pelo 2020

Oia 

Marcos Costa (Cabuloso)

Telefone: 71 9 9328-9318
E-mail: spraycabuloso@gmail.com
Instagram: @spraycabuloso
Site: www.spraycabuloso.com.br


Graffiteiro, cenógrafo, ilustrador e arte-educador, Marcos Costa nasceu em São Félix, na Bahia.  Autor do estilo que ele denomina “Afrograffiti”, inspirado na arte africana tradicional, Marcos Costa (Cabuloso) tem realizado, desde 1998, centenas de intervenções em Salvador, em cidades do interior do estado, em Brasília e São Paulo. São características marcantes de seu trabalho a presença do enigmático cachorrinho chamado “Boca Preta”, e a produção de pintura corporal “Tela Viva – Impressões do Graffiti em Corpos Urbanos”, onde ele grafita os corpos de pessoas de diferentes contextos sociais.

Sou visto que somos

Hello Pelo 

Mário Edson

Telefone: 71 9 9137-9843
E-mail: marioedsonfoto@gmail.com
Instagram: @marioedsonfoto / @meateliedafotografia
Site: www.marioedson.com


Fotógrafo, artista plástico e promotor cultural nas artes visuais, Mário Edson desenvolve projetos de foto-arte em torno do resgate de heranças culturais e sociais. À frente da ME Ateliê de Fotografia , no Santo Antônio Além do Carmo, desenvolve projetos de foto-arte em exposições individuais e coletivas. Sua trajetória reúne mais de três dezenas de exposições coletivas e individuais, no país e no exterior. Como fotógrafo tem realizado ensaios documentais sobre vida e obra de personalidades da cena artística cultural brasileira e estrangeira como Jorge Amado.

Centro Historico I 

Mais perto do céu – Chapada Diamantina

Centro Historico II 

Tereza Mazzoli

Telefone: 71 9 9957-3468
E-mail: cotiaa@hotmail.com
Instagram: @terezamazzoli1


Nascida em Nova Canaã, na Bahia, Tereza Mazzoli faz parte do movimento Arte Moderna Figurativa. Suas obras retratam temas como a mulher brasileira, explorando a feminilidade. O movimento representa as formas humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem de forma realista e/ou abstrata. Tereza Mazzoli já participou  de várias exposições em Salvador, São Paulo Vitória e França e suas obras circulam pela Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia e Alemanha.

Danças Baianas

Isis

Catarina

Totonho

Telefone: 71 9 9375-6050
E-mail: arte@totonho.com
Site: www.totonho.com


Totonho é um artista autodidata que começou a pintar ainda muito novo, usando terra, plantas e café para fazer sua tinta. As pinturas de Totonho refletem seu forte amor pelo meio ambiente. Seu trabalho mostra a beleza da selva e a devastação do planeta. Com suas cores únicas e reflexos extraordinários, ele captura a misteriosa natureza brasileira de uma forma inimitável. Aí está a essência do seu sucesso mundial, com exposições no Brasil, Portugal, França, Espanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Holanda, Canadá e EUA.

Pelourinho de estrelas pelo chao

Pecado da carne

Na mesa falta, mas a terra e farta

Vander Designer

Telefone: 71 9 8790-1280
E-mail: vandercrispin@hotmail.com
Instagram: @reidomosaico


Vanderlei Oliveira nasceu em Cristalina, Goiás, mas cedo se mudou para Minas Gerais, onde fez  toda a sua formação. É de uma família católica com forte participação na tradição do Congado da cidade. Desenhando desde pequeno, autodidata, depois de uma experiência na Ordem dos Frades Dominicanos, formou-se em Filosofia, mas continuou a fazer arte. Em São Paulo teve seu primeiro contato com a técnica do Mosaico que o levou de forma definitiva ao mundo das artes.

AKARA JE 

Colar de Gandhi

Anjo Barroco

Fale Conosco

patrocinadores

Apoio

livraria oficial

produção

correalização

Realização

Share This